sábado, 9 de julho de 2016

A Cruz vermelha e Crescente vermelho




A cruz vermelha surgiu no dia 22 de agosto de 1863 após uma reunião inicial de um comitê formado pelos fundadores do órgão Henry Dunant e Gustave Moynier. Ali foi instituída a primeira convenção sobre os princípios da cruz vermelha, que naquele instante atenderia os saldados feridos em batalha.

O Seu real surgimento remonta a batalha de Solferino em 1859 quando Dunant presenciou uma sangrenta batalha entra as tropas Francesas e Italianas, aliadas, contra as tropas austríacas. Ele ficou estarrecido com a situação ao qual ficaram os saldados feridos após o embate, que havia deixado um total de cinco mil mortos e outros quarenta mil feridos, muitos a caminho da morte.

Durante este primeiro momento ele conseguiu que os moradores de um vilarejo próximo ajudassem ele a cuidar dos feridos tanto austríacos quanto franceses, numa postura de neutralidade, para que dessem a eles um tratamento digno, os medicavam, davam água e algum alimento e aos que estavam em seu leito de morte anotavam aquelas que poderiam ser suas últimas palavras dirigidas a seus familiares.

Esta vivência de Dunant fez com que ele escrevesse o livro chamado Un Souvenir de Solférino ("Uma Lembrança de Solferino") no qual retratou todo o descaso e o horror da batalha, dando ênfase aos males dos feridos e agonizante gritos de dor.

Vale ressaltar que até antes da descoberta da penicilina e a atuação incessante da cruz vermelha a maior parte das mortes eram causadas por complicações pós-batalha, como doenças, ferimentos, perca de sangue e mutilações.

Atualmente a Cruz vermelha possui fundações em quase todos os países do mundo e é uma iniciativa privada mantida por doações de pessoas ou empresas, governamentais e trabalho voluntário.

No mundo islâmico a entidade recebe o nome de crescente vermelho devido a não aceitação da cruz como forma de sinaliza-la, pois a eles é tido como um símbolo cristão, mas segundo a história oficial o nome e o símbolo vieram em homenagem suíça e sua bandeira, por ser um país neutro.

A Cruz vermelha é a única entidade mundial e prestigiada que tem autorização de entrar em campos de refugiados ou campos de detenção de saldados inimigos como forma de garantir-lhes direitos de assistencialismos ao menos básicos para garantir a saúde e integridade física.

A Evolução da cruz vermelha acompanhou o grande impacto destrutivo das guerras ao decorrer dos anos, atualmente atende as consequências sociais pós-guerra, como o reconciliamento familiar por causa do ocorrido, distribuição de alimentos doados a pessoas isoladas ou diretamente atingidas pelo conflito, distribuição de água e medicamentos.

“Cuida de teus soldados com os melhores recursos disponíveis ”- A Arte da Guerra.

Imagem: Cruz vermelha e Crescente vermelho. Símbolos diferentes e o mesmo objetivo.


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário