23 de Agosto de 1942.
Neste dia tinha início a Batalha de Stalingrado.
Com unidades alemães, italianas e romenas alcançando o rio Volga ao norte e ao sul, a cidade de Stalingrado era atacada pelos caças e bombardeiros do Luftflotte 4, sob o comando do General Wolfram von Richthofen, primo do famoso "Barão Vermelho" da Primeira Guerra Mundial.
A cidade seria bombardeada durante 48 horas, resultando em incêndios devastadores e na demolição de boa parte dos seus edifícios.
Enquanto os aviões bombardeavam a cidade, o 6º Exército alemão, sob o comando do General Friedrich Paulus, tomava posições para avançar contra os subúrbios num amplo movimento de pinça envolvendo mais de 200 mil soldados e 500 blindados.
As forças soviéticas na região eram comandadas pelo General Georgy Zhukov, o mesmo que sete meses antes tinha derrotado os alemães às portas de Moscou.
A batalha duraria 5 meses, 1 semana e 3 dias, e resultaria na maior derrota alemã na guerra até à data, com a destruição de todo o outrora poderoso 6º Exército alemão e todos os seus mais de 300 mil soldados.
Esse evento é visto por muitos como um dos principais pontos de viragem da guerra.
Sniper alemão em Stalingrado
Mapa da Frente Oriental entre Maio e Novembro de 1942, com setas indicando o avanço alemão contra Stalingrado e contra o Cáucaso.
Um Stug III e soldados alemães de infantaria aproximando-se de Stalingrado.
Fonte. Hoje na Segunda Guerra Mundial - Link: https://www.facebook.com/hojenasegundaguerramundial/?fref=ts
0 comentários:
Postar um comentário