domingo, 16 de outubro de 2016

A Era de Ouro da Pirataria




A Era de Ouro da Pirataria é uma designação comum dada a normalmente a uma ou mais explosões de pirataria na história marítima da Idade Moderna . Na sua mais ampla definição aceita, a época dourada da pirataria vai dos anos 1650 a 1730 e abrange três explosões separadas de pirataria:

O “buccaneering”, período de cerca de 1650-1680, caracterizada por marinheiros anglo-franceses com bases na Jamaica e em Tortuga, na ilha de Hispaniola atacando colônias espanholas e cargueiros no Caribe e leste do Pacífico.

A Rodada Pirata da década de 1690, associada a viagens de longa distância até a Ásia para confrontar a Companhia das Índias Orientais, no Oceano Índico e no Mar Vermelho.

E o período pós-Sucessão espanhola estendendo 1716-1726, quando marinheiros e anglo-americanos corsários , ficaram desempregados depois do final da final da Guerra de Sucessão Espanhola (1701-1714) , e passaram a realizar pirataria ilegal em massa no Caribe, na costa leste americana, no Oeste Africano costa, e no Oceano Índico.

Definições mais estreitas da Idade de Ouro, por vezes, excluem o primeiro ou segundo períodos, mas a maioria inclui pelo menos uma parte do terceiro. A concepção moderna de piratas como retratado na cultura popular é derivado em grande parte da época pós-Sucessão Espanhola.
Fatores que contribuíram para a pirataria em massa durante a Idade de Ouro incluem o aumento da quantidade de cargas valiosas enviadas para a Europa em vastas áreas oceânicas, reduziu as marinhas europeias em determinadas regiões, a formação e a experiência que muitos marinheiros corsários ganharam em marinhas europeias (particularmente a Marinha Real Britânica ) e governo ineficaz em colônias ultramarinas europeias. As potências coloniais da época constantemente lutaram com os piratas e se envolveram em várias batalhas notáveis e outros eventos relacionados.

Os Piratas mais notáveis desse período são Edward Teach, o famoso Barba Negra, William Kidd, Bart Negro, Calico Jack, Anne Bonny, Benjamin Hornigold, Pierre Le Grand e Samwell Bellamy.



←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário