segunda-feira, 28 de novembro de 2016

A Princesa Dona Isabel falece




A Princesa Dona Isabel falece no dia 14 de Novembro de 1921 em Castelo d'Eu.

A Princesa Dona Isabel, a Redentora, Chefe da Casa Imperial do Brasil, faleceu no Castelo d’Eu na Normandia em 14 de Novembro de 1921.

No exílio, durante seus últimos anos, a Princesa Isabel manteve contato com fiéis Brasileiros, entre eles o aviador Santos-Dumont. Com a Primeira Guerra Mundial, auxiliou soldados feridos que foram transferidos ao Castelo d’Eu, sede do Hospital Temporário nº 20 e sofreu com o tratamento de seu filho do meio e herdeiro dinástico, que havia contraído reumatismo nas trincheiras, o Príncipe Imperial Dom Luís Maria, entrando em luto permanente com a morte de seus dois filhos mais novos, Dom Antônio em 1918 e o Príncipe Imperial em 1920.

A Redentora contou com uma grande cerimônia de funeral no próprio Castelo d’Eu, sendo enterrada na Capela Real de Dreux. A Princesa nunca mais viu o Brasil desde 1889, mesmo após o fim do banimento por estar fraca demais, somente retornando à sua Pátria em 1971, com um grande funeral de Estado, sendo transladada para repousar ao lado de seus pais em Petrópolis.

Imagem: A Princesa Isabel no Castelo d’Eu, 1921.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário