Uma breve história sobre Nicolae Ceaușescu; O ditador comunista romeno.
Nicolae Ceaușescu, um ditador comunista sanguinário, comandou a Romênia com mãos de ferro durante décadas. Em 16 de dezembro de 1989 -- quando o comunismo se desintegrava no leste europeu -- ocorrera na cidade de Timişoara um protesto anticomunista que foi terrivelmente suprimido pelo regime de Nicolae Ceaușescu. Alguns dias depois -- em 21 de dezembro --, o ditador realizou um comício na praça principal de Bucareste para tentar recuperar o "prestígio" perdido perante a população romena.
Durante o comício alguns populares começaram a questiona-lo em público; visivelmente constrangido e amedrontado deixou o comício, e logo após, os protestos contra seu governo despótico se intensificaram, deixando para o dia seguinte o seu capítulo final.
Em 22 de dezembro, Nicolae Ceaușescu, cercado na sede do governo pela população apoiada pelos militares, decide então fugir de helicóptero com sua esposa (Elena Ceauşescu) não indo muito longe. Ambos foram capturados e julgados sumariamente por cinco juízes, três civis, dois promotores e dois advogados de defesa; ao término do julgamento, ele e sua esposa foram considerados culpados de genocídios e entre outros crimes; foram fuzilados ali mesmo na base militar onde ocorrera o julgamento.
Comício: 21 de Dezembro: Vídeo > http://goo.gl/cYTRxI
A Fuga desesperada: 22 de Dezembro: Vídeo > http://goo.gl/mOyV26
Julgamento e sentença: (Cenas Fortes): Vídeo > http://goo.gl/ZLxqft
Nicolae Ceaușescu; O ditador Comunista romeno
0 comentários:
Postar um comentário